Consultoria RH para o sucesso do tecido empresarial  

01.10.2012


Segundo Artur Félix, identificar o que faz a diferença é a chave para o sucesso do tecido empresarial, de acordo com a revista Human de Outubro de 2012.



Artur Félix

Num período de grande contenção e de orçamentos magros, as organizações com quem trabalhamos procuram obter resultados num curto espaço de tempo.

Como consequência, os desafios que nos são colocados são no sentido de identificar as “pequenas coisas” que fazem a diferença e possibilitam a obtenção de resultados imediatos.

Um dos temas com que somos frequentemente confrontados é a frustração decorrente de investimentos em sistemas de avaliação de desempenho não possibilitarem os resultados esperados.

Na maioria dos casos o problema não está no sistema em si mas na forma como o mesmo é entendido e aplicado. Nestes casos a intervenção da Blink Consulting centra-se principalmente em transformar algo entendido essencialmente como um processo administrativo que culmina com a atribuição de uma “nota” num instrumento de gestão de desempenho que promova a adopção dos comportamentos ajustados, alcançando assim os objectivos traçados.

Outro desafio que nos é muitas vezes lançado é apoiar gestores em “tirar o melhor” das suas pessoas para conseguirem alcançar os resultados pretendidos. A situação é-nos geralmente colocada após terem sido testados vários modelos organizativos e introduzidas reorganizações mais ou menos profundas sem que os resultados esperados surjam.

A nossa experiência nestes casos tem demonstrado que a solução está geralmente no conhecimento que o gestor tem de cada uma das pessoas da sua equipa (não só em termos de competências mas também de características comportamentais e motivações) e da sua capacidade para colocar a pessoa mais ajustada a cada lugar e das suas práticas de 'feedback' e de gestão de expectativas.

In Revista Human, Outubro 2012



 
Escolha de idioma :
Siga-nos em:   

design: IBear desenvolvimento: graycell